11 fevereiro, 2015

Bio-Dia-Dos-Namorados

Bonjour :)

Nem tenho blogado. Temos andado numa correria para encontrar casa porque temos que largar a casa onde estamos. Animais e namoradas não são permitidos nesta casa. Ainda que legalmente o senhorio não nos possa mandar embora, nós sairemos porque não queremos arranjar problemas. 
Esta situação veio-nos estragar os planos porque nova casa,novas despesas,caução etc... e o dinheiro aqui é curto e eu ainda não trabalho.
Arranjar casa ,é também um trabalho a tempo inteiro. Eu atrevo-me a dizer que alugar casa em Paris está quase ao nível de arranjar trabalho em Portugal. 

Há poucas. Sete cães a um osso. O dinheiro não chega para o que pedem.Só com cunhas.

Entretanto hoje chegam dois amigos nossos e nós estamos muito felizes. Veio a calhar porque recebemos hoje cedo a notícia de que a gatinha da família, Torrada, tinha morrido. Ela tinha cancro e já estávamos á espera, mas.... nunca estamos preparados para a notícia.
Ainda bem que eles vêm, estamos a precisar de boas energias aqui e caras amigas. Chega a uma altura que precisamos rever um pouco da nossa vida,senão acontece o que me aconteceu: Descobri um Lidle aqui perto de casa e quando entrei senti esta estranha sensação de estar em casa. Senti o ambiente familiar,entendem? E senti-me feliz. 
Atenção... um Lidle.
Vai ser bom estar com o M e a B. Para além de que eles trazem na mala todo um contrabando de sementes e coisas veggie que não é fácil adquirir cá.
Engana-se quem acha que Portugal é um atraso de vida em relação á alimentação vegetariana e vegana,pois não é. Temos muita sorte. Nos últimos 10 anos as coisas evoluíram muito nesse campo. Temos variados produtos, a preços acessíveis e disponíveis em qualquer supermercadozeco. 
A realidade que encontro em Paris é muito diferente da que esperava. 
Produtos Bio estão na moda. Há tudo Bio e em conta, mas Bio não implica que seja vegetariano, vamos perceber.
Mas escreverei um artigo sobre isso mais tarde.
Por falar em Bio, que falta me faz a Bio-cicleta aqui. Já conhecem o espaço em Sintra?
Eles lançaram agora um passatempo especial dia dos namorados. Toca a participar e fazer um Like na página do face :)



01 fevereiro, 2015

Karma.. ... ... ou coisas

Quando é que sabemos que algo é karma e não azar?
Eu digo-vos quando: quando é uma recorrência na nossa vida, estejamos nós em Sintra ou em Paris.
Ora, estou a ver um certo padrão na minha vida em relação a uns quantos factores. 

A NET
Pois, lembram-se da saga da ZON? A net que tinha em Sintra e que me dava cabo da cabeça. Leeeenta que só eu sei. Pior é que muitas vezes nem existia. Um serviço péssimo de pessoas que me estavam a passar um atestado de insanidade em cada telefonema que lhes fazia. 
Ora, tudo o que uma pessoa quer é chegar a casa e poder ver o seu mail, fazer um feed zito no face e (sendo mais ousada) ver um filme. 
Em Paris, a minha net é pior do que em Portugal. Karma? Estarei eu destinada a ter um serviço de internet decadente na minha vida? Terei sido técnico de internet numa vida passada? Ou é o universo a rir-se a bandeiras despregadas enquanto testa a minha paciência? 
"Se ela sobreviver a uma net de m€rda, ela consegue tudo na vida". Ou se calhar cada um tem o que merece e eu não mereço chegar a casa e abrir o insta e ver ...... sei lá... fotos!! Arghhhh!
Acreditem, a qualidade do serviço de internet de um indivíduo, influencia directamente  no seu bem estar e comportamento físico e psíquico. Qualquer dia poderá ser comum num qualquer tribunal, absolver um criminoso usando o mau serviço de internet como prova ou digamos antes, um factor que desencadeou o crime. Eu entenderia...

BARULHO DE OBRAS
Onde quer que eu viva (e tenho a certeza de que se eu for morar para o Butão, a Mongólia ou para a Groenlândia, vou ter o mesmo problema) tenho SEMPRE um vizinho qualquer que tem um infinito número de coisinhas para arranjar e pregar na parede. Seja dia da semana, seja a porra de um domingo, dia ou noite, há toda uma urgência de um qualquer quadrito que tem que ser pendurado na parede como se a vida daquela pessoa dependesse disso. Há sempre barulhinhos de marteladas ou de berbequins! SEMPRE!
Eu imagino muitas vezes que, se calhar sou eu que sou ignorante e não sei, mas vivo ao lado de um museu clandestino. O maior colecionador de arte deste país que guarda em sua casa, uma coleção de quadros que sobraram das mãos Nazis e que este vizinho(a) guarda em segredo naquela que é uma missão que vai ficar para a história. E há que os pendurar e proteger, construindo túneis secretos e divisões invisíveis ou escapatórias possíveis não vá a terceira guerra mundial bater á porta.
Tenho azar, vou seeeeempre morar ao lado do guarda do museu clandestino. Ou Karma.. Talvez tenha sido uma nazi destruidora de quadros em outra vida, ou um mestre de obras.

PIANO 
Em Sintra, tenho um vizinho músico. Eu gosto disso. Não me incomoda nada acordar com uma aulita de piano (que por acaso nunca é cedo demais) ou ouvir a Nona Sinfonia de Beethoven vezes sem conta e a falhar sempre na mesma nota, há 5 anos.
 Eu adoro música e gosto de piano. 
 Há coisas piores. Por exemplo ...sei lá...vir morar para Paris e ter um vizinho que só sabe duas notas. Isso é tão pior... É que são duas notas de piano... só, Duas! over and over and over again... na loucura ás vezes vai á terceira . O som torna-se irritante ao ponto de eu dar por mim a fazer segundas vozes nas notas, para tentar tirar algum proveito da coisa. (provavelmente a esta hora alguém está a escrever um post sobre o karma que é ter vizinhos que fazem segundas vozes...)
Já quando era miúda e vivíamos na Rinchoa (!!!) , tínhamos um vizinho de baixo que era pianista. 
Vizinhos pianistas. Uma recorrência ou karma?Terei sido um pianista atormentado noutra vida que atormentou a vida dos vizinhos?

O TEMPO
Sintra é o lugar mais bonito do mundo. Sim, do M U N D O. 
Eu estou em Paris, isto é adorável, lindo, mágico, etc..etc..., mas Sintra!! Eu adoro a minha Sintrinha com a serra e os castelos e palácios e o cheiro a terra molhada e a praia ao pé e o mercado de rua e a vila e... Só há um senão... o tempo. Aquela nuvemzita privada de Sintra, o eterno nevoeiro á espera que D. Sebastião ache o caminho para casa, o sol que joga ás escondidas 4 vezes por dia e o tormento que é na hora de vestir, porque nunca sabes se está frio ou calor, se está sol e chove ou deixa de chover e fica sol. who know's? O tempo! Que para meu azar é igual ao de Paris ! Estarei eu condenada a viver num lugar com condições climatéricas esquizofrénicas? Se calhar estou.
 "Ahhh que lindo, está a nevar" vou beber água, quando volto "Ahhhh  está sol" vou vestir-me para ir correr "Ah está a chover"
Ok... S. Pedro, já percebi, eu fico em casa a ver um filme, ahhh espera, não tenho net. Não faz mal, posso sempre aquecer a voz, deixa lá.